Primeiro e único Museu da América Latina

Mais de 650 mil visitantes já participaram das atividades - Emocione-se com o passado... e surpreenda-se com o futuro!!

 
 

Site hospedado em:

Visite:

O MAIS "NOVO" ANTIGO DINOSSAURO DO MUNDO

"Pampadromaeus"

Em Novembro de de 2011 foi apresentado oficialmente ao Mundo Científico o Pampadromaeus barberenai, um dinossauro Gaúcho que teria vivido entre 230 e 228 milhões de anos atrás.

No ano de 2006 na cidade de Agudo-RS o Paleontólogo Sérgio Cabreira - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) encontrou os 91 fragmentos que compõem o fóssil, sendo na época catalogado com a denominação ULBRA PVT - 016.

O Corredor dos Pampas (significado de Pampadromaeus) era um dinossauro bípede com 1,22 metro de comprimento, meio metro de altura e pesava cerca de 20 kg.

O dinossauro apresentado na reunião anual da Society of Vertebrate Paleontology, em Las Vegas e na revista Científica alemã Naturwissenschften seria até 5 milhões de anos mais velho que os 4 dinossauros brasileiros até então considerados os mais antigos: - Estauricossauro, Saturnália, Unaissauro e o Guaibassauro.

Durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - 2007 em Itaara - RS foi apresentado para mais de dois mil alunos os fragmentos e réplica do ULBRA PVT - 016, hoje batizado com o nome de Pampadromaeus barberenai.

Clique na foto para ver evento de 2007:

 

No dia 18 de Novembro de 2011 alunos do Quarto Ano do Instituto Educacional Dom Bosco de Santa Rosa em visita ao Museu conheceram a réplica científica do Pampadromaeus barberenai e também do Estauricossauro.

Clique na foto para ver visita alunos:

 

voltar